quinta-feira, 6 de junho de 2013

Monte Tabor - Local da Transfiguração

Após o almoço, fomos visitar o Monte Tabor, local onde aconteceu o Milagre da Transfiguração. Subimos o Monte em vans.


Vista aos pés do Monte Tabor


Chegando no alto do Monte Tabor, 575 metros acima do nível do mar, a beleza do local chama atenção e nos traz profunda paz. Impossível não lembrar daquela música antiga, mas que nesse local ganha um significado tão especial: "... Mestre, reunidos no amor, nós viemos ao Monte Tabor para em Ti repousar... E nós cantaremos a mesma canção, unidos no mesmo coração..."


 Mosteiro da época dos Cruzados



Fachada da Igreja da Transfiguração


Antes de entrarmos na Igreja, como de costume, ouvimos a explicação dos fatos mais importantes acontecidos no local e pedimos a Deus a graça de também reconhecer que Jesus é o filho de Deus e de ouvi-Lo sempre em nossas vidas. Pessoalmente, esse foi um dos momentos mais bonitos que vivi nessa viagem. Estar no local do milagre, de alguma forma, faz com que a gente queira fazer parte dele e ouvir a voz de Deus em nossos corações.


Mt 17, 1-13: “Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o. Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo. Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais. Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus. E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos. Em seguida, os discípulos o interrogaram: Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro? Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão sofrer o Filho do Homem. Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista".

No interior da Igreja, é costume colocar pedidos num espaço no chão.


Também se destaca um belíssimo mosaico que retrata Jesus transfigurado entre Moisés e Elias.






Do alto, pode-se ver as plantações da região.


Os jardins do Monte Tabor, muito bem cuidados, convidam-nos à reflexão e nos fazem querer ficar muito mais tempo por lá...









O Dunga (Canção Nova) compôs a música Transfiguração, que hoje pode ser a nossa oração ao lembrarmos da Transfiguração de Cristo:

Transfiguração - Dunga 

O mundo quer desfigurar meu viver 

Trazendo os meus olhos ao que vai perecer 
Mas Deus me convida ao monte subir 
Para que de seus planos eu não venha a desistir 
Toda vez que oro eu me sinto feliz 
E me arrependo do que errado eu fiz 
Sua força invade todo meu viver 
Transfigurando todo o meu ser 
Eu quero entrar nesta nuvem Senhor 
Sentir seu amor tomando conta de Mim 
Ouvir sua voz me dizendo assim 
A tenda eu fiz e é o seu coração 
É só viver pensando em mim 
Imagem e semelhança, templo onde eu quis morar 
Se come o meu Corpo e bebe o meu Sangue 
Em mim pode se transformar

Bastidores desse dia - vídeo feito por Emanuel Stênio (Canção Nova):

2 comentários: