terça-feira, 18 de junho de 2013

Monte Sião - Cenáculo e Túmulo do Rei Davi

Partimos, então, para o Monte Sião, localizado a sudoeste da Cidade Antiga de Jerusalém, que concentra diversos locais de grande importância histórica e religiosa.


Na chegada, como de costume, nossa guia Analia nos fez as primeiras apresentações do lugar. Lembramos o ensinamento de Cristo sobre os ricos entrarem no reino dos céus, contido nos evangelhos - Lc 18, 24-27: "Vendo-o entristecer-se, disse Jesus: Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar o camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Perguntaram os ouvintes: Quem então poderá salvar-se? Respondeu Jesus: O que é impossível aos homens é possível a Deus".

Ao fundo das fotos abaixo, vemos no alto dos muros algumas aberturas estreitas que eram chamadas de "agulhas", por onde, em tempos de guerra, fazia-se o transporte de armas e comidas, e lançavam-se os camelos, que eram cordas amarradas em lanças, utilizados para atacar os inimigos. 



Marcas dos ataques nos muros

Em seguida, caminhamos para o Cenáculo.




O Cenáculo é palco de inúmeros acontecimentos bíblicos. Sua Sala Superior marca o local onde Jesus celebrou a Última Ceia, com os discípulos, instituindo o Sacramento da Eucaristia.

Lc 22, 8-20: "Jesus enviou Pedro e João, dizendo: Ide e preparai-nos a ceia da Páscoa. Perguntaram-lhe eles: Onde queres que a preparemos? Ele respondeu: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem carregando uma bilha de água; segui-o até a casa em que ele entrar, e direis ao dono da casa: O Mestre pergunta-te: Onde está a sala em que comerei a Páscoa com os meus discípulos? Ele vos mostrará no andar superior uma grande sala mobiliada, e ali fazei os preparativos. Foram, pois, e acharam tudo como Jesus lhes dissera; e prepararam a Páscoa.

Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos. Disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus. Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós..."


Cenáculo - Sala Superior

A Sala Superior também marca o local onde 50 dias após a morte de Jesus aconteceu o Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. At 2, 1-13: "Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus! Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: Que significam estas coisas? Outros, porém, escarnecendo, diziam: Estão todos embriagados de vinho doce".

Nessa sala, nosso grupo também orou ao Espírito Santo pedindo um novo batismo, uma nova graça de sermos revestidos pela força do Alto. Que essa seja a nossa prece a cada dia!


Cenáculo de amor



Reunidos aqui, num Cenáculo de amor

Pedimos forças pelas mãos de Maria
Ela conhece bem todos seus queridos filhos
E não deixará faltar para nós seu auxílio.

Vinde, Espírito Santo! Vinde por meio da poderosa intercessão
Do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa
Vinde, Espírito Santo! Vinde por meio da poderosa intercessão
Do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa

Vossa amadíssima Esposa!


Abaixo da Sala Superior, visitamos o Túmulo do Rei Davi (grande exemplo de fé), importante local de peregrinação do povo judeu.




Vídeo desse dia - feito por Emanuel Stênio (Canção Nova):

Nenhum comentário:

Postar um comentário