sexta-feira, 14 de junho de 2013

Campo dos Pastores

O Campo dos Pastores marca o lugar onde o anjo do Senhor apareceu aos pastores em vigília, anunciando o nascimento de Cristo. Segundo a Bíblia, os pastores, classe mais desprezada do povo judeu, ao saberem da grande notícia, foram adorar a Deus.

Lc 2, 8-20: "Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).
Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito".






Nessa área, encontram-se grutas, escavadas em rocha calcária, usadas como moradia no período herodiano-romano. Lá dentro, nossa guia Salva nos apresentou o local, e recordamos da passagem do pastor que deixa suas 99 ovelhas no deserto para ir atrás da que se perdeu (Lc 15, 1-7), refletindo que muito se alegra o Senhor pelo pecador que se arrepende.


Do lado de fora, ainda é possível encontrar muitos pastores que preservam as antigas tradições.




Também foi construído um santuário, projetado por Antonio Berluzzi. Possui a forma de um dodecágono com cinco arcos num plano inclinado que faz lembrar a estrutura de uma tenda, como as dos pastores daquele tempo. A luz que penetra da cúpula em blocos de vidro ilumina o interior do santuário, lembrando a luz divina que apareceu aos pastores.







Lá fizemos nossa primeira foto oficial:



A Toca de Assis tem uma música que gosto muito e que foi inspirada na passagem da ovelha perdida:


A Ovelha Sou Eu - Toca de Assis

La vai o pastor
À procura da ovelha que se perdeu
À procura do olhar que se desviou do seu.

A encontrou em campos que não são seus
E viu que em suas feridas a dor está
Em seus olhos há somente a solidão
E agora só deseja ao redil voltar.

A ovelha sou eu
E não conheço outra voz
Por isso quando eu fugi me cansei, me perdi,
Eu procurava outra voz, mas não pude encontrar 
Hoje posso ouvir de novo a voz do pastor a me chamar 
E assim eu compreendi: se de ti eu fugir, 
99 ou mais deixarás para trás e irás me buscar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário