segunda-feira, 10 de junho de 2013

5º Dia: Monte das Oliveiras

No quinto dia de nossa viagem, fomos ao Monte das Oliveiras pela manhã. Seu nome se deve aos bosques de oliveiras que cobrem a colina lesta da Antiga cidade de Jerusalém, passando pelo Vale do Cedrom. Alguns desses bosques ainda existem.


A primeira parada foi na pequena Capela da Ascensão de Jesus. Originalmente, foi construída pelos Cristãos, marcando o local de onde Jesus ascendeu ao céu, e o domo (teto) era aberto. Desde o século XII, porém, os muçulmanos se apoderaram do lugar e fecharam o domo.


Em seu interior, relembramos a passagem da ascensão de Cristo. Atos 1, 6-12: "Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos. Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu. Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado".


"Domo fechado"

No interior dessa capela, há uma pegada numa rocha, que se acredita ter sido deixada por Cristo quando subiu ao Céu.




Muito perto dali, há a entrada para a Igreja do Pater Noster, hoje operada pelas irmãs carmelitas.




Ali fica a Gruta do Ensinamento, encontrada pelos arqueólogos em 1911, local onde ensinou a seus discípulos a oração do Pai Nosso.

Mt 6, 5-13: "Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais. Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal".

Amém!


Nós também relembramos a passagem e juntos rezamos o Pai Nosso. Devo confessar que esse foi um dos momentos mais profundos da peregrinação e da minha vida. Eu me senti realmente próximo a Jesus, aprendendo com Ele a rezar e pedindo a força para amá-Lo mais e para alcançar a santidade.


Gruta do Ensinamento




Nos pátios da Igreja, podemos ver a oração do Pai Nosso escrita em várias línguas.


Pai Nosso em português

Pai Nosso em Aramaico e em Hebraico



Nessa Igreja também se encontra o túmulo de Aurélie de Bossi, a Princesa de la Tour d'Auvergne, viúva de um príncipe francês. Ela foi responsável pela conclusão da atual Igreja e seu claustro, o que aconteceu em 1874, e tinha uma devoção particular à oração ensinada por Cristo. Seu último desejo era o de descansar nessa Igreja, num túmulo que havia construído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário