terça-feira, 11 de junho de 2013

Igreja Dominus Flevit

Descendo o Monte das Oliveiras, chegamos à pequena Igreja Franciscana Dominus Flevit, cuja cúpula tem formato de lágrima. Essa expressão latina significa "o Senhor chorou". O santuário foi edificado em 1955, sobre os restos de uma igreja bizantina, tendo sido projetado pelo arquiteto Antonio Barluzzi.

Jesus chorou ao predizer a destruição de Jerusalém: Lc 19, 41-44: "Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!... Mas não, isso está oculto aos teus olhos. Virão sobre ti dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; destruir-te-ão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada".




Como estava acontecendo uma Missa durante a nossa visita (foto acima), não pude fotografar o altar, mas encontrei as duas fotos abaixo na Internet. O altar de lá é muito conhecido, pois foi construído de modo que, de frente dele, pode-se observar a Jerusalém antiga.



Muito próximo à pequena igreja, foi descoberto um antigo cemitério com sarcófagos entalhados, ossários e cerâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário