A Basílica da Natividade (ou Igreja da Natividade) é a mais antiga de toda a Terra Santa, tendo sua construção sido iniciada no ano 326, ordenada por Santa Helena, mãe do imperador Constantino. Ela foi erguida sobre a Gruta da Natividade, local onde Jesus nasceu.
A entrada chama atenção, pois é feita pela Porta da Humildade, assim chamada porque é preciso se curvar para passar por ela, já que tem apenas 1,20 m de altura. Historicamente, sabe-se que essa entrada nem sempre foi assim, costumava ser alta, como pode ser observado nas marcas da parede (foto abaixo). No entanto, foi reduzida duas vezes para impedir a entrada de saqueadores montados em cavalos, que roubavam e destruíam o local.
Porta da Humildade ao fundo
Assim que entramos, participamos da Santa Missa, celebrada em uma das Igrejas que formam a Basílica, a Igreja Santa Catarina. Um detalhe interessante: a Missa celebrada foi a de Natal, como é de costume lá.
Homilia com Padre Arlon Cristian (Canção Nova)
Em seguida, fomos conhecer algumas das grutas lá existentes.
Fomos, finalmente, ao local da Estrela de Belém, que marca, de acordo com a tradição, o local onde jesus nasceu. Ainda que rapidamente, pudemos tocar esse local sagrado.
Estrela de Belém
Depois, fomos conhecer uma parte ainda não restaurada da Basílica. Lá nos deparamos com uma realidade triste: a reforma não aconteceu ainda porque essa parte é disputada por cristãos, judeus e muçulmanos. No entanto, nossa guia nos disse que o Estado assumiu a responsabilidade pela restauração, que deve iniciar em breve.
Ícones bizantinos
Colunas do Século IV
Mosaicos do Século IV
Saída pela Porta da Humildade
E mais uma foto do nosso abençoado grupo:
Bastidores desse dia - vídeo feito por Emanuel Stênio (Canção Nova):
Olá... também estive na Terra santa em 2012. Nas tuas postagens, nesta página, quando você coloca que vão conhecer algumas das grutas, a foto que parece um quadro feito e bronze representa o quê? Tenho essa foto, mas não lembro o que é... se puderes me ajudar, obrigada.
ResponderExcluirObrigado por visitar o Blog! Infelizmente, não sei responder a sua pergunta.
Excluir