Começamos nosso dia com a visita ao Monte das Bem-Aventuranças, situado ao norte do Mar da Galiléia. Nesse local, Jesus proferiu seu mais famoso discurso: o Sermão da Montanha (Mateus, capítulos 5-7).
Como não poderia deixar de ser, logo que chegamos, ouvimos e oramos o Sermão das Bem-Aventuranças. Que alegria ter conosco pessoas tão abençoadas como o Pe Egídio e o Emanuel Stênio que conduziram esse e outros vários momentos com tanta unção!
Mt 5, 1-12: "Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós".
Nesse monte, encontra-se a a Igreja Católica Franciscana construída em 1939, chamada de Santuário das Bem-Aventuranças. Foi projetada pelo famoso arquiteto Antonio Barluzzi. Ela tem planta octogonal, representando as oito bem-aventuranças, que também são impressas em vitral na cúpula.
Altar e Tabernáculo no centro da Igreja
Vitrais com as bem-aventuranças na parte superior
Do belíssimo jardim ao lado, pode-se ver o Mar da Galileia. Acredita-se que muito perto dali aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e peixes descrito pelos 4 evangelistas (Mc 6, 30-44, Mt 14, 13-21, Lc 9, 10-17 e Jo 6, 1-13).
"Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva". - Jo 7, 37b-38
Bastidores desse dia - vídeo feito por Emanuel Stênio (Canção Nova):
Nenhum comentário:
Postar um comentário